Blog

11/07/2019

Piometra: doença muito grave que pode levar sua cadela a óbito!

Piometra: doença muito grave que pode levar sua cadela a óbito!

É uma infecção no útero de carater emergencial que desencadeia no período de cio da cadela, no qual o útero fica exposto e mais susceptível a contaminação bacteriana.

O excesso de progesterona (hormônio) faz com que aumenta a espessura do revestimento do útero favorecendo um ambiente para a proliferação bacteriana, desencadeando um processo infeccioso.

A utilização de contraceptivos, “a famosa vacina que corta o cio” favorece o aparecimento da doença, por conta dos hormônios progesterona e estrogênio, sem falar que ajuda no desenvolvimento de tumores de mama.

Existem dois tipos de Piometra:

Aberta: Corrimento vaginal purulento aproximadamente dois meses após o cio.

Fechada: Não há corrimento vaginal e nem sinais evidentes, o tutor não percebe no começo, apenas quando a doença está mais avançada, podendo ser muito perigoso.

Sinais clínicos:

  • Apatia;
  • Fraqueza;
  • Desidratação;
  • Falta de apetite;
  • Secreção vaginal;
  • Aumento de volume abdominal;
  • Micção frequente (aumento das vezes que o animal faz xixi);
  • Febre;

O diagnostico é baseado na anamnese, sinais clínicos, exame de hemograma e ultrassonografia.

O tratamento é cirúrgico, que consiste em tirar os ovários e o útero, tendo que ser realizado o mais rápido possível, pois corre o risco de romper o útero, ter inflamação nos glomérulos e do animal morrer de septicemia.

Prevenir a doença é a melhor opção e a prevenção é a CASTRAÇÃO e NÃO APLICAR ANTICONCEPCIONAL!

Seu pet precisa de atendimento, agende uma consulta na Clínica Veterinária Dra. Yara Ribeiro Ramalho ligando para (19) 99530-5287.

Continue lendo

11/04/2019

Torção gástrica: Previna!

Torção gástrica: Previna!

Sabe aquele cachorro grande ou gigante que come de uma só vez e  muito rápido? Preste atenção, pois ele pode vir a sofrer uma torção gástrica.

Esta afecção é mais comum em cães deporte grande e girante de tórax profundo, Pastor Alemão, Dobermann, Dogue Alemão, Serra da Estrela e Irish Wofhoung. É muito rara em gatos e em  cães de pequeno e médio  porte.

A torção gástrica é uma condição aguda, de caráter emergencial, que acontece quando o estômago se torce em torno do seu próprio eixo, podendo bloquear parcialmente ou totalmente a saída de alimentos, produzindo gases e aumentando o tamanho do órgão, e consequentemente causando uma necrose estomacal e/ou em seus órgãos vizinhos, por conta da interrupção do fluxo sanguíneo.  

Previna não dando alimentos em grandes quantidades de uma só vez (fracione o alimento em pelo menos três vezes ao dia), evite rações com pouca fibra e com uma taxa de fermentação alta (ofereça rações de qualidade Super Premium), não permita que o animal beba uma quantidade grande de água de uma só vez (principalmente durante as refeições), evite que o animal fique agitado (pular e correr) e pode ser feito uma cirurgia preventiva, que consiste em fixar o estômago na parede abdominal, evitando que ele torça.

Os sinais observados são distensão abdominal rápida com formação de gases, ânsia de vômito ou vômito, pulso fraco, salivação excessiva, mucosas pálidas, dificuldade de respirar, batimentos cardíacos aumentados e inquietude.

O animal pode morrer em poucas horas, então é muito importante levar seu animal a um  Médico Veterinário, caso isso ocorra!

Continue lendo

Fale conosco agora via WhatsApp!